Tratamento de canal (endodontia): por que é necessário?
Independente da idade, muitos ainda sentem receio de frequentar um dentista regularmente a fim de tratar sua saúde bucal. É um ato bastante arriscado, visto que um simples descuido pode comprometer a saúde de sua boca. A depender do caso, o tratamento de canal será necessário para sanar o problema.
Por desconhecimento também, alguns pacientes são avessos à ideia, acreditando na complexidade desse procedimento. Contudo, ele é mais simples do que se espera e carrega uma alta taxa de sucesso dentro dos consultórios. Se ainda tem dúvida quanto ao tratamento de canal, continue a leitura e entenda por que é necessário.
O que é tratamento de canal?
O tratamento de canal ou Endodontia é um procedimento que visa a reparação da parte interna do dente, composta pela polpa ou nervo. O dentista faz a remoção do tecido da polpa, trata de alguma lesão e a veda.
O tratamento é recorrido quando o tecido pulpar do paciente tem algum machucado, sendo evidenciado com dores. Além disso, outra recomendação para o uso do tratamento de canal é quando alguma pancada atinge os dentes. Algumas conseguem causar morte pulpar e o uso da endodontia se faz necessário para tratar o local.
O tratamento de canal é doloroso?
Em parte, não. A Endodontia funciona como uma pequena cirurgia na polpa do dente. Na hora, o paciente não sentirá desconforto algum, o que até impressiona alguns. Entretanto, pode haver incômodo posteriormente. Isso está ligado diretamente ao grau de infecção e intensidade da inflamação, um ou outro e às vezes os dois. Cabe ressaltar que isso não se aplica a todos os pacientes.
Ainda que essa parte seja desagradável, é muito pior não não fazer o tratamento de canal assim que tiver chance. O uso de medicamentos pode aplacar a dor que sente, mas com o tempo eles perdem o efeito. Progressivamente, a dor volta e se acumula. A única saída será recorrer ao processo de Endodontia.
O tratamento de canal é indicado para qualquer tipo de dor?
Como existe uma causa específica para cada dor que sentimos, a resposta é não. Como a boca é uma região sensível, pode ser acometida por várias complicações. Isso inclui sensibilidade dentária por conta de raiz exposta, cárie profunda e até a própria gengiva que impacta diretamente na sensibilidade do dente.
Assim que sentir qualquer incômodo ou mesmo ou dor declarada, procure o dentista mais próximo. Deixe que um especialista em Endodontia faça uma investigação e dê um diagnóstico preciso.
Existe algum risco?
Sim, mas nada exageradamente grave. Eventualmente, durante o tratamento, a raiz do paciente pode ser perfurada por conta de equipamento desviado. Como lesão pode ser tratada e fechada, não há com o que se preocupar.
Ademais, a própria anatomia do paciente pode dificultar o acesso do dentista em sua boca. Por fim, instrumentos podem se quebrar no local ou calcificações indevidas podem atrapalhar o processo do tratamento. Cabe ressaltar que um ótimo endodontista consegue ultrapassar essas dificuldades sem problemas maiores.
As informações acima condensam bem o que você pode encontrar no tratamento de canal ou Endodontia. O mesmo não pode ser substituído por outro tratamento ou mesmo ignorado. Isso porque, sem a devida atenção, evolui facilmente para uma infecção. Se a mesma também não for cuidada, acaba indo parar na sua corrente sanguínea e causando problemas em outras partes do corpo.
Ademais, isso pode crescer para um quadro de abscesso agudo, provocando edema na face do paciente. Portanto, assim que for constatada a necessidade, inicie o seu tratamento de canal. Ele pode ser feito em apenas uma consulta, em raras ocasiões precisando de mais sessões. Assim que a cirurgia for concluída, os únicos cuidados que precisa é evitar mastigação local e repousar bastante. Não há o que temer.