Sangramento Gengival

Sangramento gengival: qual a causa e como tratar?

O sangramento gengival pode ser uma sequela de várias doenças que acometem a boca do paciente, a exemplo da própria gengivite. Contudo, as doenças não são as únicas responsáveis pelo sangramento na área. Hábitos simples e corriqueiros podem causar traumas na região, levantando a um alerta de como anda sua saúde bucal.

O sangramento na gengiva acontece pois existe uma agressão externa que machuca os tecidos maleáveis perto dos dentes. A agressão atinge principalmente a gengiva, o que abre portas para causas sistêmicas ou mais intrínsecas. Contudo, se o sangramento é esporádico ou devidamente corrigido, não há com o que se preocupar.

Entretanto, se esse é um sangramento gengival espontâneo (quando o tecido sangra sozinho) ou é sensível a qualquer contato, é sinal de algo está errado. Isso é um alerta que precisa ser verificado o quanto antes a fim de evitar desconfortos maiores.

Causas

O sangramento gengival possui um leque com diversos fatores que contribuem para o sangramento do tecido. Em suma, os mais frequentes são:

Gengivite: Por conta de uma inflamação na gengiva motivada por acúmulo inadequado de placa, a mesma pode sangrar. Em geral, isso é sinal de que a higiene da boca está sendo feita de modo incorreto. Isso contribui diretamente à criação do tátaro e a inflamação é a primeira etapa de doença periodontal. A gengiva acaba ficando inchada e sangrando progressivamente, mesmo que não escove.

Periodontite: A infecção do periodonto, o tecido que apoia os dentes (osso e ligamento periodontal), também contribui ao sangramento. A infecção é bastante comum, mas se não for cuidada o quanto antes pode se transformar em um problema ainda maior.

Escovagem mal-feita: A má escovação também pode forçar a gengiva a sangrar por conta de alguma lesão provocada. Isso é melhor observado em adultos e mais ainda nas mulheres, já que os hormônios influenciam nisso. Ainda que seja incômodo, nem sempre indica que há doença nos dentes. Resume-se apenas a uma má técnica de escovação que precisa ser melhorada.

Ainda assim, é preciso estar atento. Doenças em estágios iniciais podem contribuir a esse sangramento e precisam ser acompanhadas e tratadas. Caso o contrário, o sangramento aumentará em quantidade e frequência.

Fio dental: A má utilização do fio também causa sangramento gengival. Traumatismos frequentes podem levar a uma inflamação na região, já que a ferida acaba não sendo tratada. Ainda que pareça simples, muitos não sabem conduzir corretamente o fio dental e acabam provocando feridas sem querer.

Próteses: Dentaduras mal colocadas podem acabar ferindo a região bucal. A depender do desajuste, os alimentos que come e a força da mastigação, o sangramento pode ficar bem acentuado.

Hormônios: Durante a gravidez, o volume de progesterona nas mulheres acaba influenciando no sangramento gengival. A sua gengiva incha e acaba mais aberta ao sangramento.

Além disso, épocas da vida onde há grande circulação de hormônios também contribuem ao sangramento, como a adolescência, menstruação e a menopausa.

Como tratar

Como não existe apenas um fator para o sangramento na gengiva, é preciso passar por uma avaliação médica e descobrir a causa. Determinada a causa do sangramento gengival, o médico irá passar medidas para tratar o quadro o mais rápido possível. Caso não seja uma patologia, a reeducação bucal passa a ser implementada.

Uma boa técnica para escovar os dentes pode resolver gradativamente o problema com o sangramento na gengiva. Cabe ressaltar a importância de usar produtos antissépticos e fio dental para o tratamento da gengiva, visando a higienização completa do local. Essas simples medidas podem manter a boca e os dentes saudáveis por mais tempo.

Já se o caso for patológico, é indispensável seguir as ordens do seu dentista quanto às medicações e tratamento. Mesmo que o sangramento na gengiva acabe, não interrompa o tratamento prescrito por seu dentista. Juntamente com ele faça frequentes avaliações para constatar a saúde de sua boca com visitas regulares a cada 5 ou 6 meses.

Por fim e em hipótese alguma recorra aos medicamentos caseiros. Ainda que pareçam milagrosos, essa “cura” ao sangramento gengival é o que pode piorá-lo e trazer consequências ainda maiores. Sempre recorra ao seu dentista de confiança e evite a automedicação.