Retração Gengival

Retração gengival. Por que ocorre?

A retração gengival é a diminuição do tecido da gengiva que cobre os dentes do paciente. Como consequência, acaba dexando eles mais à mostra e aparentemente mais longos que o normal. Essa recessão gengival pode recair sobre apenas um ou vários dentes ao mesmo tempo, deixando o formato da boca de um jeito particular.

Infelizmente, o problema aparece de forma sorrateira e devagar, piorando com o passar do tempo. Se não for tratado o quanto antes, acaba trazendo consequências graves, como uma infecção na região. Em casos mais extremos, o paciente pode perder o dente e danificar a estrutura do tecido e do osso do maxilar.

Quais as causas?

A retração gengival pode ser influenciada por diversos fatores, a maioria sendo hábitos voluntários ou não. Muitos deles acabam abaixando a gengiva e deixando a raiz visível, o que compromete bastante a saúde da boca do paciente. As causas mais comuns da retração gengival são:

Força excessiva na escovação: Ainda que o cuidado com a boca seja muito apreciado, é preciso distinguir quando você está tratando ela ou agredindo. Sempre procure escovas macias para escovar seus dentes e não esfregá-los. Evite qualquer desconforto sobre os dentes tentando ser o mais gentil possível.

Bruxismo: Ranger os dentes, além da dor de cabeça e atrapalhar o sonho do cônjuge, pode retrair a sua gengiva.

Genética: A retração da gengiva pode ser passada aos filhos assim como outras informações. Mesmo que apenas um dos pais tenha a condição, é suficiente para que os filhos também possam ter.

Saúde da boca: Caso você não tenha bons hábitos bucais, pode desenvolver alguns problemas que ocasionem a retração da gengiva. Um bom exemplo é o da periodontite.

Traumas: Ferimentos traumáticos contribuem negativamente à formação do recuo da gengiva.

Sintomas

A retração gengival carrega marcas bem específicas que ajudam o paciente a identificar melhor o problema. Embora o dentista consiga descobrir do que se trata, estar munido de algumas informações pode otimizar o atendimento e tratamento. Além da gengiva recolhida, esses são os mais comuns:

Mal posicionamento dos dentes: Devido à má colocação da gengiva, os dentes acabam se desalinhando de forma unitária ou conjunta. Eles acabam tortos e numa posição visual bem desconfortável.

Tártaro: A maior exposição dos dentes acaba deixando brechas para que o acúmulo de placas bacterianas se fixe. Isso também é provocado por uma má escovação, devido à postura dos dentes que não são limpos corretamente.

Medicamentos: Alguns medicamentos possuem efeitos colaterais pouco agradáveis. Isso inclui a boca seca, o que contribui para o recolhimento da gengiva.

Dentes amarelados: Os dentes acabam mais expostos às impurezas bacterianas que afetam sua coloração natural, os tornando amarelos. A sua aparência é bastante desagradável.

Sangramento: Não existe uma elasticidade do tecido gengival. Muitas pessoas ao escovarem os dentes ou usar fio dental podem acabar agredindo a região. Dada à sensibilidade, podem provocar sangramentos da gengiva sempre que a pressionam.

Tratamento

O tratamento da recessão gengival depende diretamente do grau em que ela se encontra. Aos casos mais simples, uma orientação do dentista quanto aos seus hábitos é suficiente para resolver o problema. Uma reeducação bucal, às vezes, pode livrar o paciente do problema sem uma intervenção mais severa.

Contudo, em casos mais graves, o dentista consultará um periodontista para avaliar a situação de sua gengiva. De início, este determinará se vale a pena recorrer a uma raspagem e a um polimento radicular. Se a retração gengival é causada por periodontite, esse caminho costuma ser bastante eficaz para saná-la.

Se não for possível, uma intervenção cirúrgica pode ser a melhor saída. O periodontista recorrerá a um enxerto à região para harmonizar sua boca. Caso esteja em dúvida, consulte o seu periodontista para descobrir o que aguardar desse procedimento.