Quais as causas do Bruxismo?

Bruxismo: quais as causas?

Você acorda de madrugada influenciado por um som bastante incômodo e bem aleatório. Parece que peças de cerâmica estão se apertando uma contra a outra, a fim de se quebrarem. Entretanto, descobre que isso vem de um ranger de dentes de uma pessoa que nem está acordada. Esse é o famoso bruxismo.

A disfunção consegue afetar mais de 31% da população do Brasil, trazendo outros diversos problemas além dos dentes se opondo. Entenda melhor o que isso é, sintomas, como o problema acontece e o tratamento.

O que é bruxismo?

Como dito acima, é uma disfunção bucal que provoca o apertar de dentes, forçando os dentes superiores contra os inferiores. Em geral, é mais comum acontecer à noite durante o sono, mas algumas pessoas também apresentam o quadro durante o dia.

Sintomas

Mesmo que não se apresente como uma doença, o bruxismo carrega alguns sintomas bem específicos. Quem sofre com o problema nem sempre se dá conta de sua existência até que alguém o avise. Entretanto, caso perceba alguns dos sinais abaixo, é preciso dar atenção e procurar ajuda. O bruxismo se apresenta em:

Ranger de dentes: Sendo o principal sintoma, o individuo range tão alto que os outros podem acordar mesmo em um sono mais profundo. Isso resume bem a introdução do texto.

Esmalte desgastado: Dada à pressão exercida pelos dentes, o esmalte de cada peça em atrito acaba desgastado. Isso permite a exposição de camadas mais fundas do dente, possibilitando uma maior sensibilidade por exemplo.

Fraturas: A pressão feita acaba por construir fraturas no dente da pessoa, contribuindo ao surgimento de lascas, achatamento e até soltura das peças.

Dor: O indivíduo pode ficar longos períodos forçando um dente contra o outro. Assim que acorda, o mesmo costuma sentir dores na mandíbula. Essa dor pode se estender pela face ou simular uma dor de ouvido, embora seja oriunda da mandíbula.

Recuo da língua: Por conta da configuração constante da movimentação dos dentes, a língua assume uma posição mais “passiva”. Dada à frequência e duração, isso acaba provocando um recuo nela, a tornando mais “curta”.

Causas

Infelizmente, ainda não dá para saber com precisão o que causa o bruxismo nos indivíduos. Mesmo assim, foram notados determinados padrões que se repetiam em cada paciente. Cabe ressaltar que isto ainda é estudado, mas algumas razões podem ser:

Sentimentos e sensações negativas: Nesse quadro está incluso a ansiedade, raiva, estresse e frustração. O corpo assume posições involuntárias a fim de extravasar a carga pela qual está passando. A tensão que essas sensações evocam pode acabar sendo descontada em uma mastigação involuntária.

Medicamentos: Pacientes que se valiam de medicamentos indicados por psiquiatras tinham essa reação adversa em comum. Ao todo, determinados antidepressivos estavam em pauta na avaliação.

Alinhamento dentário: Não existe uma harmonia quanto a configuração da posição dos dentes superiores e inferiores. A má oclusão poderia provocar a oposição contínua dos mesmos.

Problemas de sono: Problemas de sono, como a apneia, por exemplo, também aparecem envolvidos com o quadro de bruxismo.

Doenças repetitivas: Algumas doenças dão ao corpo movimentos involuntários aos quais o paciente não controla. O maior exemplo é a doença de Parkinson.

Tratamento

Ainda que seja um problema bem incômodo, o bruxismo tem tratamento e o mesmo pode ser mais eficaz assim que o quadro começar. O dentista pode se valer de placas específicas que podem ser encaixadas na parte superior e inferior da arcada. Caso não se dê bem com um modelo, poderá tentar utilizar outro sem problema.

A ideia é que isso minimize a dor que o paciente sente, bem como evitar o ranger e problemas permanentes. Além disso, um recurso bastante útil é o botox, que age diretamente na região de atrito. Graças a ele, o paciente tem alívio contínuo durante seis meses, bastando que reaplique a toxina assim que os sintomas voltarem.

Independente do caminho, se valha daquele que for mais útil e viável para você. O bruxismo, se não tratado, pode comprometer gravemente sua saúde sistêmica.