ENDODONTIA

O que é endodontia/tratamento de canal?

É a especialidade da odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e cura das doenças da polpa dental. Popularmente, a endodontia também é chamada de tratamento de canal. Antigamente, tratamentos de canal eram dolorosos. Hoje em dia, com os avanços odontológicos e anestésicos, a maioria das pessoas não sente nenhuma dor com este procedimento.

A Causa

A cárie e a causa mais comum da inflamação pulpar. Dentre outras causas e fatores que podem levar a realização do tratamento endodôntico, podemos citar os traumatismos dentários, fraturas, inflamação da polpa proveniente de infecção periodontal, necessidade protética, abrasões dentarias, entre outras.

Os sintomas mais característicos

Dor espontânea e latejante ou dor irradiada (difícil identificar o dente de origem) são alguns sintomas em casos em que a polpa ainda esta viva porem inflamada. Enquanto em casos onde a polpa já entrou em necrose (morte) a dor fica mais localizada e pontual e também esta presente durante a mastigação.

O que esperar durante um tratamento de canal?

Existem diversas etapas que ocorrem em poucas visitas ao consultório.:

– Raio X – Se o dentista suspeitar que você precisa de um tratamento de canal ele vai realizar ou analisar raios-x existentes para avaliar a possivel causa da dor, em alguns casos exames mais complexos como uma tomografia podem ser solicitados.

– Anestesia –uma anestesia local é administrada na região do dente afetado. Respeitando é claro a melhor indicação do tipo de anestésico para cada paciente de acordo com sua condição sistêmica de saúde. Ao contrário da crença popular, um tratamento de canal não é mais doloroso do que uma restauração.

– Pulpectomia – Um acesso é realizado para que seja possível efetuar a limpeza e preparo do interior dos canais radiculares.

– Preenchimento – Após o canal estar devidamente limpo e modelado e realizada a obturação dos canais com um material biocompatível e que apresente resistência para ficar definitivamente na região.

– Devolvendo a estética e função –Para que seja finalizado o tratamento do dente em questão é muito importante que o paciente não fique com o curativo ou restauração provisória no dente por um período maior do que 30 dias. É de extrema importância que seja realizada uma restauração definitiva ou procedimento protético neste elemento para vedar o tratamento que já foi realizado evitando assim infiltrações.

Rolar para cima